Novos Amigos - Arquivologia e Diplomática

Bem Vindos

sexta-feira, 23 de junho de 2017

Visita às oficinas - Diego Gustavo

Conforme solicitado pelo professor André no final das apresentações das oficinas, dia 9 de junho, cada integrante da disciplina deve abordar a apresentação de cinco grupos que não seja o “Novos Amigos UNB”:
O que foi destacado de mais relevante pelo professor sobre todos os grupos era a aplicação efetiva da Diplomática, relacionando-a com o conteúdo da oficina exposta.
·         Diplogia
Apresentaram sobre o processo de aquisição de material permanente da Unb, partindo um processo analisado e abordando a importância da análise detalhada dessa série que trata de verba pública. Como slogan e chamariz utilizaram em seu banner a famosa frase do fantástico no quadro que investiga casos de desvio de verba pública. “Cadê o dinheiro que tava aqui”. Tudo a ver com o tema do grupo.
·         Arquivo X
Abordaram sobre o termo de compromisso de estágio, o seu trâmite e o motivo desse documento possuir quatro vias, bem como a sua importância em cada fundo. Para isso detalharam passo-a-passo fazendo com que cada ouvinte participasse efetivamente, assinando e dando entrada em cada uma das etapas que estavam divididos na bancada, retratando a realidade.
·         Comitê Estudantil de Arquivologia
Trataram processo de reenquadramento funcional e seu trâmite. Após cada apresentação o grupo disponibilizava um jogo eletrônico relacionando o conteúdo da apresentação para os ouvintes, bem como uma dinâmica que enfatizava a questão “do pra que serve o documento” qual sua função. Bem interessante.
·         Arquivo Anônimo
Apresentaram sobre o processo de reintegração de aluno desligado da Unb, seu trâmite de forma ilustrada e exposta em uma mesa para os ouvintes, assim como os critérios analisados para ocorrer o desligamento e principalmente como solicitar a reintegração.
·         Desarquivando
Abordaram sobre como realizar o sonho de conseguir estudar fora do país, explicando como solicitar uma bolsa de estudos, quais universidades a UnB tem convênio. Utilizaram as bandeiras dos países conveniados que ficaram na parede como chamariz e explicavam o trâmite. Apresentaram o Manual para Intercâmbio que explica os detalhes necessários para realizar esse sonho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário