Novos Amigos - Arquivologia e Diplomática

Bem Vindos

Trabalho Final

Caros amigos, é em clima de despedida que criamos esta postagem! Ela é destinada à divulgação do nosso Trabalho Final da disciplina Diplomática e Tipologia Documental. Confira nosso vídeo 
Assim, o objetivo é disponibilizar aos nossos leitores, da maneira mais completa possível, o trabalho que realizamos durante o decorrer do semestre, incluindo nossa Oficina apresentada à comunidade acadêmica da UnB no último dia 09 de junho de 2017.

Mas antes, vamos destacar alguns pontos que entendemos ser essenciais para a compreensão de como chegamos até aqui

Contextualizando a Diplomática e Tipologia Documental

Segundo o autor André Lopez em sua obra “Arquivos do Mundo dos Trabalhadores: Coletânea do 2º Seminário Internacional O Mundo dos Trabalhadores e seus Arquivos: Memória e Resistência” (Aqui). A disciplina Diplomática, foi fundada em 1681, por Jean Mabilion.

Sua origem tem relação com a identificação e averiguação da autenticidade de documentos medievais, relacionados à comprovação de terras e títulos de nobreza, seja por meio da análise de características externas dos documentos e dos modos de escrita.

No decorrer do tempo, a Diplomática foi ganhando importância no trabalho arquivístico, uma vez que permitiu se compreender por meio de método específico as características básicas e essenciais dos documentos. Com a análise diplomática, podemos identificar o que cada documento é, definindo-o mais precisamente.

No que tange ao estudo das séries documentais pela Arquivologia torna-se necessária a contribuição das observações sobre a natureza dos documentos individualizados. A diferenciação entre a Diplomática e a Arquivologia se dá justamente nesse enfoque: se de um lado, a Diplomática tende a individualizar cada documento, a Arquivologia busca a inserção de cada documento em conjuntos mais amplos, caracterizados pelas atividades que os produziram (as séries).

Estas especificidades permitem a distinção entre essas disciplinas, ao mesmo tempo que as tornam complementares. Atualmente, com o grande volume existente de documentos, saber identificar corretamente o que cada documento é, torna-se uma atividade fundamental.

Em relação à tipologia documental, o autor destaca que esta é responsável por permitir a compreensão do documento identificado pela Diplomática (espécie) dentro da organicidade do arquivo. Neste sentido, a junção da espécie com a função de uso para o titular do arquivo é responsável por definir o tipo documental.

Diante de todo o exposto, para que fique ainda mais claro, podemos dizer que a Diplomática e a Tipologia Documental auxiliam na elaboração do plano de classificação da instituição, nos permite identificar os elementos intrínsecos e extrínsecos do documento, ou seja, podemos encontrar os elementos que identificam o documento tal como ele é, o diferenciando de todos os outros.

Sem a Diplomática e a Tipologia Documental seria uma tarefa muito complicada elaborarmos um plano de classificação. Com as características do documento podemos identificar a espécie, os elementos que validam ou não um documento e até mesmo estipular sua temporalidade. Por esta razão, a Diplomática e a Tipologia Documental tornaram-se uma das ferramentas mais eficazes para a elaboração de um plano de classificação, o que por consequência, garante um melhor acesso e compreensão de tudo aquilo que está guardado em uma determinado órgão público, empresa, instituição ou arquivo pessoal.

História do Blog

No primeiro dia de aula deste semestre, o professor de Diplomática e Tipologia Documental (DTD), André Lopez, propôs à turma a criação e o uso de um blog como ferramenta de apoio e divulgação das atividades acadêmica referente à sua disciplina.

Desta forma, o blog foi criado com o intuito principal de realizar as publicações das atividades referentes à disciplina DTD, mas também acabou se tornando uma importante ferramenta de interação entre os alunos e o público externo interessado no assunto.

Agora que se passou praticamente um semestre desde a montagem do blog, após consultarmos os dados registrados em nosso blog, fomos surpreendidos com os números, que assim se distribuíram:

* Ao total foram mais de 2.200 visitas, com média de 15 visualizações por dia;

* O país que mais fez visualizações no blog foi o Brasil, seguido dos Estados Unidos e África do Sul; e

* Foram feitas quase 50 postagens no blog de assuntos diversos que cobriram desde as atividades solicitadas pelo professor a curiosidades sobre temas relacionados à arquivologia, diplomática e tipologia documental.

Especificamente quanto à criação do blog, o professor André nos convidou a montar nosso grupo de trabalho, porém uma novidade nos pegou de surpresa: não poderíamos ficar com nossos habituais amigos!

Assim, fez uma segunda divisão dos grupos e com essa divisão foram formados novos grupos (sem “panelinhas”). No começo foi um pouco perturbador, afinal, estar com pessoas que até então não tínhamos afinidades era um tremendo desafio. Entretanto, no decorrer do semestre aprendemos a trabalhar juntos e estabelecer relações de amizade com nossos novos amigos.

O semestre foi bem diferente, com muita dificuldade, “dores de cabeça”, muitos desafios, mas ao mesmo tempo, muito aprendizado. Ao final do semestre nos foi dada a missão de apresentarmos uma oficina no ICC Norte da UnB à toda comunidade acadêmica da universidade, um desafio e tanto...

Proposta da Oficina

A Oficina teve o objetivo de mostrar a importância da Arquivologia e a Diplomática e Tipologia Documental e também a relevância que exercem no dia a dia de todas as pessoas.

Cada grupo teve que escolher uma série documental presente no Arquivo Central da UnB e por meio desta série, contextualizar e explicar questões arquivísticas e diplomáticas para os visitantes da oficina.

Nós escolhemos trabalhar com documentos necessários ao requerimento do diploma de graduação na UnB, por entendermos ser este um tema de interesse de todos os alunos da universidade, assunto este que nos demandou muita pesquisa e criatividade para a preparação da oficina.

Tendo em vista o fato de a oficina ter sido apresentada para pessoas que muitas vezes não possuíam nenhuma noção a respeito da arquivologia, fez com que a elaborássemos de forma que fosse de fácil compreensão a todos. Acreditamos que tanto o nosso blog, quanto a oficina presencial apresentada no dia 09/06/17 ou virtual podem auxiliar e instigar pessoas a buscarem conhecer um pouco mais sobre a arquivologia, bem como a respeito da diplomática e tipologia documental.

Se não foi possível sua presença à nossa oficina, você poderá conferir o que rolou no vídeo que produzimos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário