Novos Amigos - Arquivologia e Diplomática

Bem Vindos

quinta-feira, 23 de março de 2017

1º/2 Atividade em Grupo - Análise de Séries Documentais do ACE - UnB



Vimos com a navegação prévia no sítio da internet do Arquivo Central - Unb (ACE) as funcionalidades e atividades desenvolvidas: consultoria arquivística, acesso aos documentos, microfilmagem, apoio ao ensino, instrumento de pesquisa e, em especial, o manual de gestão de documentos e a tabela de temporalidade adotada pelo ACE.
Ao ser proposta a atividade de explorar in loco as séries documentais separadas brevemente pelos dois arquivistas da ACE, juntamente com o professor da disciplina, foram esclarecidas todas as dúvidas do grupo. O que podemos destacar de discrepâncias entre o que foi encontrado no site e a consulta das séries in loco, foram:
·                    A série de processo de transferência, como identificado na etiqueta da caixa de arquivo (transferência voluntária ou facultativa) não condizia com o seu conteúdo que, em sua grande maioria, eram de transferência ex-offício e esta tem como destinação final a guarda permanente, diferentemente da transferência voluntária ou facultativa que a destinação final é a eliminação após dois anos do indeferimento.
·                    A série de processo de compra estava em perfeita ordenação, visto que esta série tem a exigência legal de auditoria do Tribunal de Contas da União. As observações que fazemos é no tocante à aquisição de material de consumo que na tabela de temporalidade não apresenta prazo de guarda e apenas informa que os documentos referentes aos materiais não adquiridos deverão ser eliminados após 1 ano (e os adquiridos?).
·                    A série frequência individual para adicional noturno não estava ordenada, apenas separada pelo ano e setor. Isto foi justificado pela pouquíssima frequência de consulta da mesma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário