Novos Amigos - Arquivologia e Diplomática

Bem Vindos

domingo, 2 de julho de 2017

Oficina Virtual

Esta página é destinada à você que não conseguiu comparecer à Oficina de DTD no ICC Norte e para aqueles que queiram entender um pouco mais sobre a Arquivologia e Diplomática e Tipologia Documental

sexta-feira, 30 de junho de 2017

16º Atividade em Grupo - Oficina Virtual - Documentos para requerer o Diploma de Graduação

Sejam bem vindos à nossa oficina virtual!

  No vídeo abaixo vocês poderão conferir como foi e de quebra sair com mais conhecimento...



Vocês também podem acessar os links disponíveis no vídeo nestes endereços:
Curiosidades; Conceitos; Diplomática: A origem

Divirtam-se!


Vídeo Trabalho Final

A pedido do professor André elaboramos um vídeo apresentando todo nosso trabalho desenvolvido durante o semestre, incluindo: a definição do tema que utilizamos, informações do blog, sobre a oficina e o trabalho final.

quarta-feira, 28 de junho de 2017

Lista de atividades individuais - Diego Gustavo 12/0157390

Disponibilizo por essa postagem todos os post’s feito por mim durante o semestre no Blog DTD Virtual e nesse Blog Novos Amigos.
·         Blog DTD Virtual
Diego Gustavo - 23 de abril de 2017 17:00
Segundo Duranti, os três requisitos fundamentais de um documento para que se tenha o estudo diplomático são: a circunstância em que foi escrito; a natureza jurídica do fato informado; e a forma de compilação dos dados.
Pergunta: Qual a diferença entre a ciência arquivística especial e a diplomática especial?
·         Blog Novos Amigos

terça-feira, 27 de junho de 2017

Lista de Atividades Individuais - Ana Luiza Guedes 16/0057124




Atividades com post's no Blog DTD Virtual


Ana Luiza Souza Guedes – 16/0057124 – Novos amigos
Resposta da pergunta acima: Como bem explicado pela colega Fabiana Ribeiro dos Santos na resposta anterior, são três os tipos de autenticidade: Legal, Diplomática e Histórica, cada uma delas com sua finalidade específica.
Neste sentido, de acordo com o texto de Luciana Duranti, podemos dizer que estes três tipos de autenticidade são totalmente independentes umas das outras. Isto porque, a autenticidade diplomática, por exemplo, não coincide com a legal, mesmo quando ambas podem nos conduzir à atribuição de uma autenticidade histórica, em uma disputa judicial.
No intuito de reforçar essa ideia, Duranti cita a situação hipotética em que um documento não validado por uma autoridade pública, que mesmo sendo diplomática e historicamente autêntico, sempre permanecerá não autêntico sob o aspecto legal. Da mesma forma, um certificado emitido por uma autoridade pública que respeite as regras burocráticas mas que contém informação não compatível com a realidade, embora legal e diplomaticamente autêntico será historicamente falso.

Pergunta: Segundo o texto de Luciana Duranti, a diplomática examina o conceito de originalidade e destaca os denominadores comuns de todos os originais, independentemente do momento e local de sua criação. Assim, quais seriam os elementos da originalidade e em que consiste cada um deles?




Atividades com post's no Blog Novos Amigos

Lista de Atividades Individuais - Fabiana Ribeiro 14/0138145

Nesta lista é possível verificar todas as atividades individuais que tiveram post's no Blog Novos Amigos e também as atividades de referência no  Blog DTD Virtual.

Atividades com post's em Blog DTD Virtual


Fluxograma de Tramitação de Processo



Atividades com post's em Blog Novos Amigos














sexta-feira, 23 de junho de 2017

17º Atividade em Grupo - Rascunho do Trabalho Final

Como proposto pelo Professor André Lopez, fizemos um rascunho de como vamos desenvolver o trabalho final da disciplina.
Tópicos para desenvolvimento do Trabalho Final da disciplina

Introdução sobre Arquivologia e DTD
História do Blog
Proposta da Oficina
Fizemos um vídeo, que explica rapidamente como foi a oficina
Conclusão
Links de acesso aos conteúdos do blog

Visita às oficinas - Yago



Após as oficinas realizadas no último dia 9 de junho, o professor André  de Diplomática nos solicitou que fossem feitas análises individuais de algumas delas, excluindo a dos “Novos Amigos”, que era a nossa.

Aqui apresento o que considero os pontos mais importantes das 5 oficinas que visitei:

Diplogia: Com o Processo de compra de material permanente da UnB, deram como exemplo o trâmite da compra de lixeiras e ventiladores da FUP (Faculdade Unidade Planaltina), para um valor menor que R$ 8.000,00 para dispensa de licitação, são feitos 3 orçamentos e aquele que estiver com o valor menor ganha. É o gestor da unidade quem solicita os orçamentos. Explicaram o trâmite do processo e as diferenças entre a veracidade e autenticidade.

Arquivo X: Nos mostrou qual a finalidade do Termo de Compromisso de Estágio, explicando seu trâmite, o porquê de serem 4 vias do Termo e as diferentes funções e importância de cada via para seus fundos diferentes.

De Volta Para o Passado: Nos falaram sobre os Contratos de Locação dos Imóveis funcionais da UnB e como ocorre o trâmite de todo o respectivo processo

Quarteto Fantástico: Com a pergunta “quer trocar de curso? ” o quarteto explicou como funciona o processo de mudança de Curso, nos apresentaram alguns conceitos, requisitos, critérios de avaliação e o passo-a-passo do processo de Mudança de Curso.

 Arquivo Anônimo: Mostrou os requisitos para ser desligado e o processo de reintegração à UnB, explicaram o trâmite do processo oral e graficamente, com alguns dos documentos. Além disso, demonstraram e comentaram sobre a autenticidade destes.
 

Visita às oficinas - Diego Gustavo

Conforme solicitado pelo professor André no final das apresentações das oficinas, dia 9 de junho, cada integrante da disciplina deve abordar a apresentação de cinco grupos que não seja o “Novos Amigos UNB”:
O que foi destacado de mais relevante pelo professor sobre todos os grupos era a aplicação efetiva da Diplomática, relacionando-a com o conteúdo da oficina exposta.
·         Diplogia
Apresentaram sobre o processo de aquisição de material permanente da Unb, partindo um processo analisado e abordando a importância da análise detalhada dessa série que trata de verba pública. Como slogan e chamariz utilizaram em seu banner a famosa frase do fantástico no quadro que investiga casos de desvio de verba pública. “Cadê o dinheiro que tava aqui”. Tudo a ver com o tema do grupo.
·         Arquivo X
Abordaram sobre o termo de compromisso de estágio, o seu trâmite e o motivo desse documento possuir quatro vias, bem como a sua importância em cada fundo. Para isso detalharam passo-a-passo fazendo com que cada ouvinte participasse efetivamente, assinando e dando entrada em cada uma das etapas que estavam divididos na bancada, retratando a realidade.
·         Comitê Estudantil de Arquivologia
Trataram processo de reenquadramento funcional e seu trâmite. Após cada apresentação o grupo disponibilizava um jogo eletrônico relacionando o conteúdo da apresentação para os ouvintes, bem como uma dinâmica que enfatizava a questão “do pra que serve o documento” qual sua função. Bem interessante.
·         Arquivo Anônimo
Apresentaram sobre o processo de reintegração de aluno desligado da Unb, seu trâmite de forma ilustrada e exposta em uma mesa para os ouvintes, assim como os critérios analisados para ocorrer o desligamento e principalmente como solicitar a reintegração.
·         Desarquivando
Abordaram sobre como realizar o sonho de conseguir estudar fora do país, explicando como solicitar uma bolsa de estudos, quais universidades a UnB tem convênio. Utilizaram as bandeiras dos países conveniados que ficaram na parede como chamariz e explicavam o trâmite. Apresentaram o Manual para Intercâmbio que explica os detalhes necessários para realizar esse sonho.

Visita às oficinas - Ana Luiza


Dia 09/06/2017 foram realizadas no ICC Norte as já tradicionais oficinas da disciplina Diplomática e Tipologia Documental.
Neste dia foram apresentados vários temas, porém vou me restringir a comentar 5 deles:
1) Grupo Arquivo X:
O grupo tratou sobre a importância do documento firmado entre o aluno e a instituição contratante, qual seja, o Termo de Compromisso de Estágio (TCE) como documento de arquivo. Nesta oportunidade, foi explicado sobre o trâmite do documento quando do início do estágio com a demonstração da aplicação de conceitos presentes na arquivologia e a importância da diplomática neste contexto.
Assim, além de sabermos um pouco mais sobre aspectos relativos ao estágio, tais como: quais os tipos de estágio, sua duração etc, e visualizarmos um modelo de um Termo de Compromisso de Estágio Obrigatório, nos foi explicado que a função arquivística deste documento dentro de cada fundo será diferente.
Por fim, a oficina ressaltou sobre a função do TCE de comprovar o vínculo entre o estudante e a empresa contratante tanto durante quanto após findado o estágio; sobre a importância da diplomática na verificação da autenticidade deste documento e sobre o a importância do trâmite do documento uma vez que é por meio dele que se dá a função arquivística do documento em cada fundo.
2) Grupo De volta para o passado:
A temática do grupo foram os Contratos de Locação dos Imóveis Funcionais da UnB, nesta oportunidade foram demonstrados os requisitos para que ocorra o trâmite do contrato por meio do SEI (Sistema Eletrônico de Informação), bem como quais seriam as causas em que poderia fraude nesse processo e como ela pode ser evitada.
Além disso, foi destacada a importância da guarda de documentos e a forma como eles podem ser usados como objeto de prova.
3) Grupo Diplogia:
O grupo analisou o Processo de Compra de Material Permanente da UnB pelo qual passam as compras da universidade, momento este em que poderão ocorrer falhas e/ou fraudes. Como exemplo, o grupo tratou da aquisição de ventiladores e lixeiras solicitada pela faculdade UnB unidade de Planaltina.
Neste sentido, para que as pessoas entendessem a importância da arquivologia e como a diplomática se aplica aos documentos, foi mostrado o trâmite desse processo.
Além disso, o grupo destacou uma fragilidade observada na avaliação da série documental de processo de compra e no processo analisado de forma isolada.
4) Grupo Quarteto Diplomático:
O tema tratado pelo grupo foi o processo de mudança de curso dentro da UnB. Para isso, foram demonstrados os requisitos para essa troca, um modelo de edital e foi mostrado como seria o trâmite. Além disso, foi possível conhecer o documento necessário para ser feita a solicitação para a mudança pretendida e ainda, a título de conhecimento, a relação da quantidade de vagas disponível em cada curso e o que muda no processo a partir da implantação do SEI (Sistema Eletrônico de Informação).
5) Grupo Alpha:
O tema tratado pelo grupo foi o PIBIC (Projeto de Iniciação Científica). Nesta oportunidade, foi demonstrado como ocorre o trâmite, para isso foi utilizado um Bizagi que mostra como esse projeto acontece, os requisitos para os interessados participarem e a importância e objetivos desse projeto para a universidade, além disso, relacionou esse projeto com os conceitos básicos do curso de arquivologia e as matérias de arquivo permanente e diplomática e tipologia documental.

Visita às oficinas - Fabiana Ribeiro

·        Coisa boa é visitar os amigos…
Foi em clima de fim de semestre que apresentamos as oficinas da disciplina DTD.
Aproveitando o gostinho de despedida, foi nos dada a missão de visitar 05 oficinas…
Diplogia: Processo de compra de material permanente da unb, exemplo do trâmite da compra de lixeira e ventilador da FUP (Faculdade Unidade Planaltina), tem que ser o valor menor de R$ 8.000,00 para dispensa de licitação, são feitos 3 orçamentos e quem estiver com o valor menor ganha, é o gestor da unidade quem solicita os orçamentos. Explicaram trâmite do processo e as diferenças entre a veracidade e autenticidade.
Mostrou qual a finalidade do Termo de Compromisso de Estágio explicando o trâmite, explicaram porque são 4 vias do Termo e as diferentes funções e importância de cada via para fundos diferentes.
Foi um grupo bem chamativo que falou sobre PiBIC. Com uso de banner explicaram o que é, os objetivos e vantagens por participar do projeto
Falaram sobre Contratos de Locação dos Imóveis funcionais da unb, como ocorrem e o trâmite de todo o processo
Com a pergunta: Quer trocar de curso? O Quarteto explicou como funciona o processo de mudança de Curso, apresentaram sobre alguns conceitos, requisitos, critérios de avaliação e o passo-a-passo do processo de Mudança de Opção/Curso.