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quinta-feira, 4 de maio de 2017

Análise das visitas dos grupos ao Arquivo Central da UnB - Ana Luiza



A atividade proposta pelo professor André consiste em analisar as postagens feitas pelos grupos de alunos da turma referente ao exercício realizado no dia 24/03/17 que consistiu em se explorar o Arquivo Central da UnB (ACE), tendo como base a fábula “Os cegos e o elefante”. Na fábula, cada uma das pessoas cegas tocava apenas uma parte de um elefante e com isso atribuíram características específicas do animal, mas que não representava o “todo”.
Com base na ideia da fábula, durante a atividade, os membros dos grupos foram separados e cada um desempenhou uma das seguintes funções:
1) Observador – consistia em observar o Arquivo Central, sem que fossem feitas fotos, perguntas ou anotações sobre o que foi verificado;
2) Investigador – encarregado de fazer perguntas pré-estabelecidas pelo professor a um arquivista do Arquivo Central;
3) Jornalista – responsável por entrevistar pessoas nas proximidades do ACE questionando-as acerca do papel do arquivo na UnB; e
4) Relator – o único aluno que deveria ficar em sala de aula refletindo sobre as perguntas e ao final da atividade, deveria ouvir, agrupar e transmitir todas as informações úteis coletadas pelos demais colegas do grupo, consolidando-as e apresentando o resultado para a turma.
Neste sentido, ao final da atividade deveria ser apresentado um relatório com os resultados encontrados pelos alunos.
Assim, após análise das impressões descritas pelos alunos é possível destacar como principais pontos levantados por cada um dos personagens dos grupos:
1) Observador:
* os documentos do ACE estão separados por departamento e é composto por arquivo corrente - formado pelos documentos produzidos internamente e por arquivo intermediário - que além dos documentos de produção interna, também é formado por aqueles produzidos por outras áreas da Universidade;
* os tipos de documentos custodiados pelo arquivo permanente do ACE, sendo eles decorrentes tanto das atividades meio e fim da UnB e constituídos por conjuntos documentais de órgãos complementares, faculdades, institutos, centros acadêmicos e da própria administração, sendo estes documentos da reitoria, conselhos, dentre outros;
* as principais espécies documentais existentes no Arquivo Central foram: atas; certificados de graduação; convênios; ofícios; processos; relatórios de atividades; resoluções, dentre outros;
* a questão da estrutura física do ACE que foi considerada pequena e com o acondicionamento inadequado dos documentos, por existirem documentos e caixas dispostas em prateleiras improvisadas;
* o controle de temperatura e umidade relativa do ar nas instalações do ACE que foi apontado como existente;
* a informação das normas de conduta dentro do Arquivo que é feita por meio de cartazes fixados nos arquivos deslizantes; e
* a inexistência no ACE de uma mesa de trabalho e/ou pesquisa o que pode dificultar o trabalho do arquivista e/ou pesquisador.
2) Investigador:
* foram feitas perguntas à arquivista do ACE referentes às características dos documentos presentes no arquivo com o intuito de ao final serem compreendidos os conceitos de diplomática e tipologia documental;
* foram questionados quais os documentos existentes no arquivo, as séries, os tipos, funções, espécies e perguntas sobre o código de classificação utilizado pelo ACE; e
* foi perguntado também sobre a estrutura do arquivo e sobre as necessidades de melhoria identificadas.
3) Jornalista:
* a maioria dos entrevistados afirmaram ter conhecimento da existência de um Arquivo Central na UnB, mas nenhum entrevistado soube informar seu local exato;
* alguns dos entrevistados afirmaram que o ACE se tratava de uma extensão da Reitoria e que provavelmente se encontraria em suas dependências;
* praticamente nenhum dos entrevistados demonstraram conhecimento acerca dos documentos que poderiam ser relevantes para serem guardados pela UnB. Aprofundando a questão, alguns entrevistados responderam acreditar que seria relevante a UnB guardar documentos referentes aos processos de compra e aquisição de material e equipamentos de uso da UnB e documentos referentes à vida acadêmica dos alunos tais como diplomas, históricos escolares, declarações, listas de presença, dentre outros; e
* todos os entrevistados afirmaram que para otimizar o serviço de arquivo da UnB, deveria ser feita melhor divulgação das atividades prestadas pelo setor de arquivo pois muitos disseram ficar perdidos quando têm necessidade de utilizar algum documento que se encontra no ACE.
4) Relator:
* os grupos, em linhas gerais, apresentaram as informações obtidas no que se refere às espécies documentais existentes no ACE, bem como as respectivas funções das espécies; os tipos documentais encontrados; relação das séries documentais e os Códigos de Classificação e Tabela de Temporalidade utilizados na área meio (Conarq - Conselho Nacional de Arquivo) e área fim (IFES - Instituto Federal de Ensino Superior);
* foi dada sugestão para que o ACE adote em seu Plano de Classificação uma edição personalizada por uma Comissão Permanente de Avaliação dos códigos e tabelas já utilizados com a finalidade de melhor atender às atuais necessidades do Arquivo;
* também foi dada sugestões de ações arquivísticas a serem implantadas no ACE tais como: disponibilização de um local específico para higienização dos documentos; contratação de mais técnicos de arquivo para execução de atividades de baixa complexidade; utilização de um Manual de Gestão Arquivística para auxílio e padronização das atividades do arquivo; aquisição de mais estantes apropriadas para guarda de caixas-arquivo excedentes e estudo de nova disposição dos conjuntos documentais e otimização do espaço físico para atendimento do público interno e externo; e
* por último foi destacado que, mesmo com todas as dificuldades os profissionais envolvidos no ACE fazem um bom trabalho na preservação e recuperação da informação.
Ana Luiza Souza Guedes - 16/0057124

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