Novos Amigos - Arquivologia e Diplomática

Bem Vindos

sexta-feira, 7 de abril de 2017

Visita ao Arquivo Central da UnB - Fabiana Ribeiro

Primeiras impressões

Em visita ao Arquivo Central da UnB (ACE) no dia 24 de março podemos observar o fluxo do ACE. Vimos que os documentos estão separados por departamento e que o Arquivo possui arquivo corrente com documentos produzidos internamente e arquivo intermediário que além dos documentos de produção interna também conta com os produzidos em outras áreas da universidade.
Além disso, o ACE possui arquivo permanente, responsável por preservar a memória e recuperar a informação
Algumas melhorias e adaptações precisam ser feitas para melhor atender o público interno e externo do Arquivo Central da UnB, como por exemplo a contratação de mais técnicos de arquivo. Mesmo com todas as dificuldades, que vão desde a falta de pessoal até a falta de rotinas de arquivo, os envolvidos fazem um bom trabalho na preservação e recuperação da informação.
A visita e atividade referente ao Arquivo foi interessante para tirar a ideia de que todos os arquivos são iguais, principalmente quanto ao código de classificação usado, pois muda a primeira impressão de que o código do CONARQ é compatível com todas as atividades do arquivo e que ele é bem feito, nos levando a repensar a forma como os Arquivos são tratados e como são observados como singular, sendo que a realidade encontrada no ACE demonstra a necessidade de adaptações e criações de novos métodos

Nenhum comentário:

Postar um comentário